-
Arquitetos: Ricardo Bak Gordon
- Área: 10100 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:Leonardo Finotti
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos últimos anos, desde 2007, foi desenvolvido em Portugal um programa do governo que tinha por objetivo modernizar as escolas secundárias do ensino público, dotando-as de novos espaços funcionais e infraestruturas na perspetiva de valorizar os espaços escolares e a qualidade do ensino. Esta escola foi intervencionada enquanto projeto piloto para ensaiar futuros modelos de aplicabilidade.
Trata-se de uma escola originária dos anos 70, feita de pavilhões independentes e de construção precária. Os novos espaços funcionais deram lugar a um edifício que se instalou no epicentro da escola, transformando todo o conjunto num único edifício. A forma deste novo pavilhão, que procura desenvolver-se sem princípio nem fim, instala-se no intervalo entre as pré-existências e contrasta com a geometria regular dos edifícios originais.
No interior desenvolve-se uma espécie de “learnig street” onde as ligações entre todos os blocos se desenvolvem em redor das novas funções tais como biblioteca, auditório, salas de informática e espaços informais de trabalho. O edifício, cuja cobertura é absolutamente de nível, vai ganhando pé-direito à medida que o térreo se adapta à topografia natural do terreno, valorizando o espirito da rua interior.